A Campanha Seu Voto Vale Vidas e Encantar a Política, une diversas entidades e organizações em Ji-Paraná

 O lançamento da Campanha Seu Voto Vale Vidas, ocorrido no auditório da OAB de Ji-Paraná, reuniu diversas entidades e organizações da sociedade civil, educacional, poder público, entidades religiosas, justiça eleitoral, partidos políticos, pastorais, sindicatos e movimentos sociais do campo. O evento teve como objetivo promover uma visão positiva da política e contribuir para a formação de consciências críticas na sociedade. Atraiu um grande número de participantes e gerou discussões produtivas sobre a campanha.



O evento foi composto por três momentos cruciais: 1) Acolhida e Mística Inicial -, com a música Seu Voto Vale Vidas, de nosso saudoso amigo José Aparecido. 2)Composição da Mesa com falas das entidades que realizam a campanha. Em que destacaram a importância do voto consciente e do engajamento cívico neste ano eleitoral. A campanha, através de discussões e formações, busca combater preconceitos sobre a política e enfatizar que cada voto tem o poder de influenciar aspectos importantes da vida cotidiana, como educação, trabalho, moradia e saúde. A campanha continuará promovendo a conscientização política em reuniões e grupos. 3) Mesa Redonda - contou com a participação de Flávia Bandeira, do Instituto Padre Ezequiel Ramin (IPER), que falou sobre o histórico, pontos de destaque e eixos da campanha Seu Voto Vale Vidas e Encantar a Política. Fabio Menezes da OAB e Alexandre Tito Hernandez de Figueiredo, Chefe de cartório da 3ª Zona Eleitoral TRE/RO, discutiram os aspectos legais e estruturais da campanha.

A comissão organizadora da campanha 'Seu Voto Vale Vidas' destaca a importância de um voto consciente, que não pense apenas no indivíduo, mas em todos. A campanha é relevante para a conscientização dos jovens sobre a política, muitas vezes marcada por preconceitos, como a ideia de que a política é suja ou exclusiva dos políticos em Brasília. Além do mais é necessário superarmos os desafios que ameaçam os pilares da sociedade: desinformação, polarização e ataques à democracia.

Ana Claudia, representante da Pastoral da Juventude (PJ), fez um chamado para os jovens se tornarem protagonistas e promoverem a conscientização sobre a política em todos os lugares que eles estiverem

 A participação da sociedade civil é fundamental e a política deve ser discutida em reuniões e comunidades, garantindo o acesso às políticas públicas e aos direitos.

As falas da comissão organizadora da campanha convidam a todas e todos para somar forças, olhar para as situações de dor e sofrimento ao redor e levar a mensagem de que o VOTO de cada um VALE VIDAS. É importante ouvir, ver e discutir a política. Apesar das brigas no WhatsApp e das concepções de que a política é suja, a verdade é que a política não é suja, a politicagem é. A política é o dia a dia, é a vida. Não se pode permitir que pessoas que praticam a politicagem estejam no meio e isso pode ser mudado através do voto. 

Nos últimos anos, criou-se uma mentalidade de que a política é coisa dos outros. No entanto, é através da política que se tem acesso à educação, ao trabalho, à moradia e ao atendimento de saúde. O voto de cada um vale vidas. 

A continuidade da campanha será em reuniões, em pequenos grupos que discutirão a política, com formação e conscientização, escutando uns aos outros. É preciso fazer a escolha certa e participar ativamente do processo político e construir assim uma Amizade Social em fase ao bem comum.

A campanha "Seu Voto Vale Vidas" tem sido fundamental na conscientização sobre a importância do voto desde 2008. Uma vez que promove debates, forma consciências críticas e combate a corrupção eleitoral, incentivando o engajamento cívico. Sua adaptação durante a pandemia em 2022 demonstra sua relevância contínua na promoção da democracia e transparência nas eleições.

Os representantes da comissão organizadora que compuseram a mesa: Silvestre da Silva Santos da Rádio Comunitária; Ana Cláudia, da Pastoral da Juventude; Marcio Porto, Presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR); Wanderson Roger de Azevedo Dias, Diretor Geral Substituto do Instituto Federal de Rondônia (IFRO); Alexandre Tito Hernandez de Figueiredo - Chefe de cartório da 3ª Zona Eleitoral TRE/RO, Flávia Bandeira, do Instituto Padre Ezequiel Ramin (IPER); Raquel Wieland, Pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Dr. Jefferson Freitas Vaz, Presidente da OAB, Subseção de Ji-Paraná; e Dom Norberto Foerster da Diocese de Ji-Paraná, representando a Escola de Fé e Política.

Destacamos também as presenças de Alex Possamai – Via Campesina Rondônia; Vera Márcia - Vereadora de Ji-Paraná; estudantes da Escola Família Agrícola – EFA Itapirema; Consellho Municipal e Saúde, Pastoral da Saúde e da Criança, Conselho de Leigos (CEBs) entre outras representações, que trouxeram à mesa diferentes perspectivas sobre a campanha. Cada entidade teve a oportunidade de apresentar suas ideias e contribuições para se somar nas ações da campanha. 


Para mais informações, acesse o blogger https://seuvotovalevidas.blogspot.com/ entre em contato através do e-mail: seuvotovalevidas2004@gmail.com, e acompanhe pelas redes sociais: Facebook: https://www.facebook.com/Seuvotovalevidas e Instagram: https://www.instagram.com/seuvotovalevidas/ 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha “Seu Voto Vale Vidas” Realiza Seminário sobre os Desafios da Política no Contexto das Eleições Municipais

Ouça Bem! Novo Podcast da Campanha "Seu Voto Vale Vidas"